andradeconsultores | Serviços
16281
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-16281,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-14.5,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive
 

Serviços

o que fazemos

Consultoria

Os Administradores precisam se antecipar às contingências impostas pelo exercício da sua atividade, em especial nas áreas fiscal, tributária, na proteção de ativos tangíveis e intangíveis, incluindo a reputação e a imagem da empresa.

São mais frequentes do que se supõe as fraudes empresariais praticadas por funcionários que utilizam o conhecimento que detém das normas, procedimentos, fluxos e processos operacionais, como forma de impedir a identificação de práticas ilícitas, prolongando as perdas. Para a identificação de tais práticas, são necessárias técnicas de mapeamento para que se possa identificar a origem e demais elementos do “modus-operandi”, que não podem ser constatados apenas com a análise ou auditoria das demonstrações contábeis.

Nossos consultores estão capacitados a oferecer métodos de avaliação e diagnóstico para o Gerenciamento de Riscos (COSO e NBR/ISO 31.000), que tem por objetivo principal a identificação e o tratamento dos riscos, quer sejam por erro não intencional ou apropriação indébita deliberada, minimizando ou eliminando perdas financeiras, danos – pessoais, materiais e morais, e risco à imagem da Organização.

Também auxiliamos o desenvolvimento e implantação de infraestrutura e processos que permitirão avaliar, reduzir e monitorar o risco de fraude e de má conduta em todos os níveis, incluindo o treinamento de colaboradores e até auditorias especiais (Forensic & Ethics Services), que permitirá a organização enfrentar as exigências globais contra lavagem de dinheiro e combate ao terrorismo.

Segundo estudo publicado pela Revista Fortune, mais de 70% das organizações que elaboram um Plano Estratégico, falham na sua implementação.

A capacidade de se elaborar e implementar uma estratégia é mais importante que a estratégia em si, sendo certo que o sucesso de um Plano Estratégico depende do cumprimento dos seguintes fases:

  • Definição e Comunicação do Plano a Organização;
  • Alinhamento do Plano com todas as áreas envolvidas;
  • Definir indicadores de acompanhamento e monitorá-los, e por fim;
  • Ter flexibilidade para alterar o Plano, sempre que ajustes se fizerem necessários.

Conte com a nossa experiência na elaboração e implantação do Planejamento Estratégico e Operacional, incluindo a definição de indicadores de acompanhamento e gestão (KPI’s).

Dispomos de metodologia e ferramentas reconhecidas internacionalmente, e aplicadas com sucesso em diversas organizações, as quais permitem o acompanhamento e monitoramento dos resultados.

A correta elaboração dos Orçamentos de Receitas, Despesas, Custos e Investimentos, constitui-se em uma poderosa ferramenta de gestão que deve ser utilizada pelo Administrador, permitindo-lhe ter uma visão clara e detalhada das potencialidades e riscos do seu negócio e do mercado onde a organização está inserida.

Contrariando o senso comum, o mais importante não é acertar 100% as previsões, mas sim dispor de “parâmetros de referência” e, através de mecanismos de monitoramento, saber – em qualquer momento e situação – onde se está e em que direção se está indo.

A análise dos desvios (positivos ou negativos) permite identificar e corrigir deficiências nos processos, ajustando-os aos objetivos organizacionais e as demais situações que se apresentam frequentemente ao negócio.

Conte com os nossos serviços em qualquer fase do Planejamento Orçamentário, desde sua concepção, elaboração e implementação, até na análise dos desvios e apresentação de soluções corretivas.

Segundo um dos grandes teóricos da administração moderna (Peter Drucker), “se você não pode medir, não pode gerenciar”.

A definição e acompanhamento de indicadores de desempenho de processos, chamados de KPI (Key Performance Indicator), é essencial em qualquer atividade para que se tenha a exata noção de que o planejamento está sendo executado de modo a se atingir os objetivos estabelecidos pela Administração.

Estes indicadores devem ser padronizados, devendo ser gerados, monitorados e avaliados em tempos regulares (horas, dias, semanas, quinzenas ou meses), permitindo identificar e corrigir rapidamente deficiências nos processos, ajustando-os aos objetivos organizacionais e metas definidas no planejamento operacional e estratégico.

Nossos Consultores tem todo o conhecimento necessário para mapear e avaliar os processos, bem como para definir indicadores-chave que permitirão ao Gestor ter uma visão clara de seus processos, possibilitando a imediata identificação de intercorrências e viabilizando a adoção de medidas corretivas, minimizando ou eliminando impactos econômico-financeiros.

A legislação fiscal e tributária permite uma série de recursos legais que podem ser utilizados para melhorar o fluxo de caixa, em geral pela redução dos impostos e tributos incidentes sobre os lucros de determinado exercício, produção e comercialização de mercadorias e prestação de serviços.

A utilização de depreciação acelerada, diferimento de receitas e despesas, operações de leasing e refinanciamento (“sale leasing-back”), operações de crédito e de vendor, regimes especiais de tributação, dentre uma outra série de recursos legais, podem e devem ser utilizados pelas organizações para reduzir suas despesas com impostos e tributos.

Mediante a utilização de técnicas utilizadas com sucesso em empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços – incluindo operações de exportação, dispomos de conhecimentos técnicos necessários a correta identificação dos processos produtivos, comerciais e contábeis, de modo a elaborarmos um planejamento fiscal e tributário eficaz, com objetivo de reduzir legalmente tais encargos.

A avaliação de crédito é um procedimento fundamental em qualquer empresa que comercialize seus produtos e/ou serviços com condições de pagamento que não venda a vista.

A correta avaliação de risco no fornecimento de crédito, é um fator fundamental para garantir a saúde financeira da organização.

A adoção de modelos estatísticos para avaliação de crédito extrapola o conceito simplista que defende que boas vendas são somente aquelas realizadas para clientes que não possuem restrições de crédito junto aos órgãos de defesa ao crédito (SPC / Serasa / SCI Equifax, etc.), o que pode além de alavancar o grau de risco de inadimplência, pode reduzir consideravelmente o potencial das vendas.

Um modelo eficaz deve ser precedido de um estudo detalhado dos produtos e serviços comercializados, assim como do mercado onde a organização está inserida. Nossos especialistas tem vasta experiência na construção de modelos preditivos de avaliação de crédito (Risk e Credit Scoring), tanto no segmento de pessoa física, como no de pessoa jurídica.

Conte com nossa experiência de mais de 30 anos na análise de riscos e crédito em empresas de grande porte para auxiliar sua organização a aumentar suas vendas com segurança.

A transparência, a equidade, a prestação de contas (accountability) e a responsabilidade,  são princípios básicos que devem ser perseguidos pelas organizações que pretendem ter bons níveis de Governança Corporativa.

Estes princípios básicos devem ser convertidos em recomendações objetivas de modo a permitir o alinhamento de interesses entre os sócios, conselho de administração, diretoria, entes de fiscalização (internos ou externos) e todas as demais partes interessadas, sempre tendo por objetivo otimizar os resultados e tornar perene os negócios da organização.

Nossos consultores atuam em parceria com o corpo executivo (diretorias e conselhos de administração e fiscal), assim como diretamente com os demais gestores e conselheiros externos, para auxiliar a organização a interpretar e cumprir todos os requisitos legais e regulatórios pertinentes a sua atividade. Isso permite reagir a situações de não conformidade, bem como no aprimoramento dos processos e controles relacionados a governança e aos sistemas que lhe dão suporte.

Também auxiliamos nossos clientes na elaboração e implementação de metodologias de gestão de riscos operacionais, de crédito e de mercado, as quais permitirão uma revisão e validação do modelo implementado, propiciando a elevação dos níveis de governança e fortalecimento dos controles internos.

O sucesso de qualquer organização está diretamente relacionado a sua capacidade de geração e gestão do caixa. É de sumária importância entender que o “caixa” é um centro de resultados e diferenciar o “resultado contábil” de disponibilidade de caixa.

O ciclo operacional e financeiro de uma empresa é um processo contínuo de transformação de mercadorias e serviços em numerário. O acompanhamento das contas a pagar e a receber, além da movimentação dos estoques, é fundamental não só para calcular o capital de giro como também para definir, da melhor forma possível, as datas adequadas para pagamentos, recebimentos, retirada de lucros, pró-labore, realização de promoções para renovação de estoques e investimentos em ativo imobilizado.

Importante considerar que mesmo empresas aparentemente bem administradas, em crescimento e com boas margens de lucro enfrentam problemas de caixa. Entendemos que estas não são condições suficientes para assegurar automaticamente um fluxo de caixa positivo.

Nós da Andrade Consultoria Empresarial, temos vasta experiência na avaliação dos ciclos operacionais, econômicos e financeiros, e acumulamos casos de sucesso na identificação e solução de problemas que impactam a geração do fluxo de caixa.

As empresas, de uma forma geral, têm sofrido inúmeras perdas em decorrência de fragilidades em seus sistemas e procedimentos de Segurança.

Mediante a utilização de técnicas reconhecidas para o mapeamento e identificação de riscos, com aplicação dos conceitos do framework COSO e NBR/ISO 31.000, temos por objetivo conscientizar os Administradores e demais colaboradores da importância desses processos de Segurança, apresentando recursos e medidas relacionados a proteção dos Ativos e de Informações, bem como dos riscos relativos a estas vulnerabilidades.

Como resultado de nosso trabalho, apresentamos um apontamento de todos os fatores determinantes e os controles adequados na proteção e identificação de incidentes, definindo soluções e ações práticas para minimizar impactos e perdas que possam afetar os resultados da organização.

Contabilidade & Auditoria

É de fundamental importância, e legalmente requerido, que todos os recursos, ativos e passivos, assim como todas as transações, devem ser registrados nos livros apropriados, com clara atribuição da responsabilidade e pelo seu montante específico, nos períodos contábeis em que ocorrem, e classificados em contas que reflitam adequadamente sua natureza.

Somente se estas premissas forem observadas é que será possível a preparação de demonstrações financeiras fidedignas e em conformidade com princípios de contabilidade     geralmente   aceitos, permitindo aos Administradores terem dados e informações confiáveis para a tomada de decisões.

Conte conosco na revisão e avaliação dos sistemas e métodos contábeis utilizados em sua organização, com o objetivo de assegurar que os mesmos são adequados e eficazes. Também dispomos de processos específicos para realização de reconciliação de saldos e análises econônico-financeiras e de desempenho.

Os  Controles Internos compreendem o plano de organização e os métodos, procedimentos e registros voltados para a proteção dos ativos, a confiabilidade dos registros e a transparência dos atos da Administração. Esses controles, em geral, destinam-se a proporcionar razoável segurança de que:

 

• As transações  são executadas em conformidade com a autorização, geral ou específica, que foi definida pelos Administradores, e;

• As transações  são  registradas como é necessário para: (1) permitir a preparação de relatórios financeiros, em conformidade com princípios contábeis geralmente aceitos ou com quaisquer outros critérios a elas aplicáveis e; (2) identificar e manter registro da responsabilidade pelos ativos.

 

Nossos consultores estão capacitados a auxiliar na concepção, desenvolvimento, implantação e revisão de sistemas de Controle Interno para todos os ciclos de transações de uma organização. Paralelamente podemos auxiliar a Administração examinando, testando e avaliando os procedimentos utilizados, para determinar se eles são adequados e suficientes para garantir que  os objetivos estabelecidos pelos Administradores sejam atingidos.

É essencial que a integridade, exatidão e confiabilidade dos livros, registros, demonstrações financeiras e fiscais das organizações sejam preservadas, bem como estejam disponíveis a qualquer tempo. Qualquer tomada de decisão do Administrador, leva em consideração os resultados operacionais, financeiros e respectivas projeções, que encontram-se demonstrados nos relatórios gerenciais.

Falhas e erros de julgamento – intencionais ou não, comprometem o entendimento da situação real da organização, fazendo com que o Administrador tome decisões equivocadas e/ou em momentos não apropriados, ou mesmo expondo a empresa a autuações fiscais e regulatórias pelo não cumprimento das obrigações principal e/ou acessórias.

Conte com nossos Consultores para revisão dos processos e procedimentos utilizados na escrituração contábil, fiscal e na geração dos informes gerenciais, de modo a assegurar que os registros refletem com exatidão a situação patrimonial e financeira da organização, bem como a correta apuração e recolhimento dos impostos e demais tributos devidos.