14 nov Planejamento Estratégico Vs. Planejamento Financeiro
O Planejamento Estratégico (português brasileiro) ou Planeamento Estratégico (português europeu) é o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para, dentro de um contexto, definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, visando à consecução de objetivos, a fim de alcançar o sucesso.
Tanto o plano, quanto a estratégia, têm muitas definições, todavia, existem algumas diferenças básicas entre as duas conceituações. Em linhas gerais, a estratégia é a síntese de uma ideia, que surge da criatividade, sendo qualquer um capaz de estabelecê-la para alcançar objetivos. Já o plano, remete a uma análise fundamentada em metodologia específica, requerendo conhecimento formal, tendo por objetivos a realização de projetos. A união das duas palavras: Plano + Estratégia, gera a ideia de ação, hands on, surgindo o Planejamento Estratégico. Neste conceito, são agregadas “peças para compor um sistema” que utiliza metodologias específicas, com base em criteriosa análise da conjuntura e de cenários prospectivos, para definir metas, onde ressalta-se que estas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e devem permitir acompanhamento, tendo um tempo definido para ocorrer. Para alcançar grandes objetivos, devem-se estabelecer pequenas metas. Todo o planejamento deve ter por base os recursos disponíveis, tanto de pessoal, quanto de material, para que, a partir daí, possam ser definidas as linhas de ação para a consecução dos objetivos propostos. Outro fator a ser considerado no Planejamento Estratégico é que já devem existir respostas para indagações como: o quê, como, quem, quando e onde, sendo procedido de rigorosa análise das linhas de ação propostas e da decisão sobre qual caminho seguir. Todo planejamento estratégico tem por finalidade alcançar o sucesso, que pode ser definido como conseguir o que se quer.
Planejamento estratégico versus planejamento financeiro
Simplesmente expandir as projeções das demonstrações financeiras para o futuro sem considerar o ambiente competitivo é uma forma de planejamento financeiro ou orçamento, e não planejamento estratégico. Nos negócios, o termo “plano financeiro” é frequentemente usado para descrever o desempenho financeiro esperado de uma organização para períodos futuros. O termo “orçamento” é usado para um plano financeiro para o próximo ano. Uma “previsão” geralmente é uma combinação do desempenho de fato desde o início do ano até à data mais o desempenho esperado para o resto do ano, por isso é geralmente comparado com plano ou orçamento e desempenho anterior. Os planos financeiros que acompanham um plano estratégico podem incluir 3-5 anos de desempenho projetado. A McKinsey & Company desenvolveu um modelo de maturidade em capacitação na década de 1970 para descrever a sofisticação dos processos de planejamento, com o gerenciamento estratégico classificado como o mais alto. Os quatro estágios incluem:
Planejamento financeiro, que é principalmente sobre orçamentos anuais e um foco funcional, com um limitado respeito pelo ambiente;
Planejamento baseado em previsão, que inclui planos financeiros plurianuais e alocação de capital mais robusta em todas as unidades de negócios;
Planejamento orientado externamente, onde é realizada uma análise detalhada da situação e uma avaliação competitiva;
Gestão estratégica, onde ocorre o pensamento estratégico generalizado e uma estrutura estratégica bem definida.
As categorias 3 e 4 são planejamento estratégico, enquanto as duas primeiras categorias são planejamento não estratégico ou essencialmente financeiro. Cada estágio baseia-se nas etapas anteriores; ou seja, uma organização do estágio 4 completa atividades nas quatro categorias.